26 de abril de 2011

ACTO II

Cena Cinco
Luísa e Francisca devem levantar-se do chão ao mesmo tempo. Luísa veste-se e compõe-se. Francisca deve imitar os mesmos movimentos. Devem estar viradas uma para outra, como se olhassem para um espelho. O telemóvel de Francisca toca. Enquanto ela se levanta para o ir buscar, Luísa deve, lentamente, colocar-se em posição fetal.

Francisca: Estou? Carlos? Sim, sim estou em casa, mas passa-se algo com a Luísa? Traz-me uns textos? Sim, sim, pode trazê-los cá. (pausa) Sim, sim, é essa a morada, sim.
Luz.
Após o palco ficar em plena escuridão, devem ligar-se pequenos focos: um em Luísa (ainda em posição fetal) e outro em Francisca (que deverá estar em pé, a olhar o público)
Francisca: Confesso-vos: há muito tempo que já só via o Tomé como um amigo. Bom, nem é assim há tanto tempo, mas desde que conheci o Carlos. Desde que ele me tocou e eu senti aquelas borboletas na barriga. E foi aquele toque, tão simples, que libertou tudo isto em mim. Mas, mas depois lembro-me da Luísa e de como lhe devia ser fiel. Porque ela abriu-me uma porta para o seu mundo interior, mostrar-me os seus textos? É dar a chave e a porta para entrar na sua mente. Ainda não sei o que a faz ser uma escritora fenomenal. Incrivelmente, quando a leio, também sinto…. Também sinto borboletas na barriga.
As campainhas tocam. Francisca estremece. Luísa levanta-se num pulo. Correm ambas para a entrada. Respiram e abrem a porta. Toda a acção seguinte deve acontecer ao mesmo tempo nos dois cenários:
Francisca: Carlos!
Luísa: Sim?
Carlos: Posso?
Francisca: Claro, claro.
Tomé: Surpreendida por me ver, Luísa?
Luísa: Sim, por completo, tendo em conta que nem sei quem é. Como sabe o meu nome?
Tomé: Sou o Tomé, EX - namorado da Francisca. Ela falou-me muito de si.
Francisca: Não trazia uns textos para mim?
Luísa: Da Francisca? (pausa) Traz textos para mim? (pausa) Ex, ex-namorado, foi o que disse?
Carlos: Perdoe-me Francisca, mas isso foi apenas uma desculpa que usei para a ver. É que eu, bom, sabe, eu não deixei de pensar em si desde que tivemos aquele momento.
Tomé: Perdoe-me Luísa, mas isso foi apenas uma desculpa que usei para a ver. É que eu, bom, sabe, eu não deixei de pensar em sim desde que a Francisca me falou de como era bela.
Francisca e Carlos olham-se e quando Carlos a tenta beijar, Francisca afasta-se. O mesmo acontece com Luísa e Tomé.

[cont.]

Sem comentários:

Enviar um comentário