2 de agosto de 2011

Vício de Ti

Capítulo I

Abri aquela carta com toda a veemência com que tinha aberto todas as outras, Parecia que tinha uma sede inesgotável de saber o que se passava com ele. E consumia todas aquelas palavras que ele me escrevia uma e outra vez, fingindo que ele se encontrava ali ao meu lado a sussurrar-me a carta aos meus ouvidos. Assim estilo Pearl Harbour, quando a Evelyn e o Rafe trocam cartas de amor, Filme que repete cerca de duas vezes por ano. Uma delas há-de calhar sempre no Natal.

O papel desta carta era, no entanto, diferente do habitual. O Frederico sempre me tinha habituado a um papel extremamente branco, não transparente, e extraordinariamente sedoso e aquele que tinha agora nas mãos era, para além de rugoso, amarelado e duro. Não sei como havia ele conseguido dobrar aquilo para dentro de um envelope. Rapidamente percebi que a diferença do papel tinha tudo a ver com a mensagem que este trazia. Um poema de Mário de Sá-Carneiro.



Que rosas fugitivas foste ali:

Requeriam-te os tapetes – e vieste...

– Se me dói hoje o bem que me fizeste,

É justo, porque muito te devi.



Em que seda de afagos me envolvi

Quando entraste, nas tardes que apareceste –

Como fui de percal quando me deste

Tua boca a beijar, que remordi...



Pensei que fosse o meu o teu cansaço –

Que seria entre nós um longo abraço

O tédio que, tão esbelta, te curvava...



E fugiste... Que importa ? Se deixaste

A lembrança violeta que animaste,

Onde a minha saudade a Cor se trava?...

Roubei ao Mário de Sá Carneiro as palavras, mas a minha paixão por ti ninguém trava ou rouba.

Teu,

Frederico.

Abracei a carta como se tratasse do Frederico ali comigo e foi aí que percebi que também a carta vinha empregnada com o cheiro dele misturado com o éter do consultório do dentista onde estava agora a trabalhar. Nunca gostei do cheiro do éter, até agora, em que me fazia lembrar a primeira vez em que nos vimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário